quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Línguas e Literaturas - U. Porto
Leia a revista, clique aqui.
O Instituto de Língua Viva presentéia nesse mês seus leitores divulgando a revista de Línguas e Literaturas, da Universidade do Porto. Tenham uma boa leitura.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
AULA REDAÇÃO 6: Construindo o Sentido do Texto
O SENTIDO DO TEXTO
O leitor que pretende apoderar-se do alicerce semântico de um texto precisa, em primeiro lugar, saber identificar as palavras-chave que representam as idéias a partir das quais esse texto foi construído: em seguida ir reconhecendo, passo a passo, os processos que permitiram ao Autor expandir essas palavras. Esse procedimento permite ao leitor depreender as relações existentes coerência e da coesão, importantes fatores de textualidade.
Para que um texto mantenha a unidade de sentido, faz-se necessário um elo conceitual entre seus diversos segmentos, isto é, devem estar presentes as relações internas responsáveis pelo estabelecimento da coerência. Os substantivos e os verbos, por exemplo, devem estar interligados não apenas para acrescentar informações, mas também para alicerçar o sentido do texto.
Uma palavra isolada remete a um conceito isolado, por isso nenhuma palavra pode no texto fazer parte do todo, para que possa formar uma cadeia com as outras que a antecedem ou que a sucedem. Interligadas, as palavras devem trabalhar a favor da unidade de sentido. Um texto resulta incoerente quando as palavras surgem “do nada” (falta de coerência) ou quando há falhas na continuidade de suas partes (falta de coesão).
O leitor que pretende apoderar-se do alicerce semântico de um texto precisa, em primeiro lugar, saber identificar as palavras-chave que representam as idéias a partir das quais esse texto foi construído: em seguida ir reconhecendo, passo a passo, os processos que permitiram ao Autor expandir essas palavras. Esse procedimento permite ao leitor depreender as relações existentes coerência e da coesão, importantes fatores de textualidade.
Para que um texto mantenha a unidade de sentido, faz-se necessário um elo conceitual entre seus diversos segmentos, isto é, devem estar presentes as relações internas responsáveis pelo estabelecimento da coerência. Os substantivos e os verbos, por exemplo, devem estar interligados não apenas para acrescentar informações, mas também para alicerçar o sentido do texto.
Uma palavra isolada remete a um conceito isolado, por isso nenhuma palavra pode no texto fazer parte do todo, para que possa formar uma cadeia com as outras que a antecedem ou que a sucedem. Interligadas, as palavras devem trabalhar a favor da unidade de sentido. Um texto resulta incoerente quando as palavras surgem “do nada” (falta de coerência) ou quando há falhas na continuidade de suas partes (falta de coesão).
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