Curso preparatório on line

Curso preparatório on line
Divulgação

Tv globo grátis

Tv globo grátis
Clique na imagem e cadastre-se

domingo, 30 de agosto de 2015

Atividade: Leitura e compreensão de texto.

Leia o conto abaixo de Sophia de Mello e depois responda a atividade, Clicando na palavra QUESTÕES.



Conto: RETRATO DE M�NICA  

M�nica � uma pessoa t�o extraordin�ria que consegue simultaneamente: ser boa m�e de fam�lia, ser chiqu�ssima, ser dirigente da �Liga Internacional das Mulheres In�teis�, ajudar o marido nos neg�cios, fazer gin�stica todas as manh�s, ser pontual, ter imensos amigos, dar muitos jantares, ir a muitos jantares, n�o fumar, n�o envelhecer, gostar de toda a gente, gostar dela, dizer bem de toda a gente, toda a gente dizer bem dela, coleccionar colheres do s�c. XVII, jogar golfe, deitar-se tarde, levantar-se cedo, comer iogurte, fazer ioga, gostar de pintura abstracta, ser s�cia de todas as sociedades musicais, estar sempre divertida, ser um belo exemplo de virtudes, ter muito sucesso e ser muito s�ria.
Tenho conhecido na vida muitas pessoas parecidas com a M�nica. Mas s�o s� a sua caricatura. Esquecem-se sempre ou do ioga ou da pintura abstracta.
Por tr�s de tudo isto h� um trabalho severo e sem tr�guas e uma disciplina rigorosa e constante. Pode-se dizer que M�nica trabalha de sol a sol.
De facto, para conquistar todo o sucesso e todos os gloriosos bens que possui, M�nica teve que renunciar a tr�s coisas: � poesia, ao amor e � santidade.
A poesia � oferecida a cada pessoa s� uma vez e o efeito da nega��o �irrevers�vel. O amor � oferecido raramente e aquele que o nega algumas vezes depois n�o o encontra mais. Mas a santidade � oferecida a cada pessoa de novo cada dia, e por isso aqueles que renunciam � santidade s�o obrigados a repetir a nega��o todos os dias.
Isto obriga M�nica a observar uma disciplina severa. Como se diz no circo, �qualquer distrac��o pode causar a morte do artista�. M�nica nunca tem umadistrac��o. Todos os seus vestidos s�o bem escolhidos e todos os seus amigos s�o �teis. Como um instrumento de precis�o, ela mede o grau de utilidade de todas as situa��es e de todas as pessoas. E como um cavalo bem ensinado, ela salta sem tocar os obst�culos e limpa todos os percursos. Por isso tudo lhe corre bem, at� os desgostos.
Os jantares de M�nica tamb�m correm sempre muito bem. Cada lugar � um emprego de capital. A comida � �ptima e na conversa toda a gente est� sempre de acordo, porque M�nica nunca convida pessoas que possam ter opini�esinoportunas. Ela p�e a sua intelig�ncia ao servi�o da estupidez. Ou, mais exactamente: a sua intelig�ncia � feita da estupidez dos outros. Esta � a forma de intelig�ncia que garante o dom�nio. Por isso o reino de M�nica � s�lido e grande.
Ela � �ntima de mandarins e de banqueiros e � tamb�m �ntima de manicuras,caixeiros e cabeleireiros. Quando ela chega a um cabeleireiro ou a uma loja, fala sempre com a voz num tom mais elevado para que todos compreendam que ela chegou. E precipitam-se manicuras e caixeiros. A chegada de M�nica �, em toda a parte, sempre um sucesso. Quando ela est� na praia, o pr�prio Sol se enerva.
O marido de M�nica � um pobre diabo que M�nica transformou num homem important�ssimo. Deste marido ma�ador M�nica tem tirado o m�ximo rendimento. Ela ajuda-o, aconselha-o, governa-o. Quando ele � nomeado administrador de mais alguma coisa, � M�nica que � nomeada. Eles n�o s�o o homem e a mulher. N�o s�o o casamento. S�o, antes, dois s�cios trabalhando para o triunfo da mesma firma. O contrato que os une � indissol�vel, pois o div�rcio arru�na as situa��es mundanas. O mundo dos neg�cios � bem-pensante.
� por isso que M�nica, tendo renunciado � santidade, se dedica com grande dinamismo a obras de caridade. Ela faz casacos de tricot para as crian�as que os seus amigos condenam � fome. �s vezes, quando os casacos est�o prontos, as crian�as j� morreram de fome. Mas a vida continua. E o sucesso de M�nica tamb�m. Ela todos os anos parece mais nova. A mis�ria, a humilha��o, a ru�na n�o ro�am sequer a f�mbria dos seus vestidos. Entre ela e os humilhados e ofendidos n�o h� nada de comum.
E por isso M�nica est� nas melhores rela��es com o Pr�ncipe deste Mundo. Ela � sua partid�ria fiel, cantora das suas virtudes, admiradora de seus sil�ncios e de seus discursos. Admiradora da sua obra, que est� ao servi�o dela, admiradora do seu esp�rito, que ela serve.
Pode-se dizer que em cada edif�cio constru�do neste tempo houve sempre uma pedra trazida por M�nica.
H� v�rios meses que n�o vejo M�nica. Ultimamente contaram-me que em certa festa ela estivera muito tempo conversando com o Pr�ncipe deste Mundo. Falavam os dois com grande intimidade. Nisto n�o h� evidentemente, nenhum mal. Toda a gente sabe que M�nica � seri�ssima toda a gente sabe que o Pr�ncipe deste Mundo � um homem austero e casto.
N�o � o desejo do amor que os une. O que os une e justamente uma vontade sem amor.
E � natural que ele mostre publicamente a sua gratid�o por M�nica. Todos sabemos que ela � o seu maior apoio; mais firme fundamento do seu poder.

Sophia de Mello Breyner Andresen 
Contos Exemplares

Porto, Figueirinhas, 1996 (
29� ed.).


ATIVIDADE:

Clique aqui; QUESTÕES


(Fonte: Instituto Camões)


sábado, 22 de agosto de 2015

Conto: EXAME; de Frank Kafka

Sou um criado, mas não há trabalho para mim. Sou medroso e não me ponho em evidência; nem sequer me coloco em fila com os outros, mas isto é apenas uma das causas de minha falta de ocupação; também é possível que minha falta de ocupação nada tenha a ver com isso; o mais importante é, em todo caso, que não sou chamado a prestar serviço; outros foram chamados e não fizeram mais gestões que eu; e talvez nem mesmo tenham tido alguma vez o desejo de serem chamados, enquanto que eu o senti, às vêzes, muito intensamente. Assim permaneço, pois, no catre, no quarto de criados, o olhar fixo nas vigas do teto, durmo, desperto e, em seguida, torno a adormecer. Às vêzes cruzo até a taverna onde servem cerveja azêda; algumas vêzes por desfastio emborquei um copo, mas depois volto a beber. Gosto de sentar-me ali por que, atrás da pequena janela fechada e sem que ninguém me descubra, posso olhar as janelas de nossa casa. Não se vê grande coisa; sôbre a rua, dão, segundo creio, apenas as janelas dos corredores, e além do mais, não daqueles que conduzem aos aposentos dos senhores; é
possível também que eu me engane; alguém o sustentou certa vez, sem que eu lho perguntasse, e a impressão geral da fachada o confirma. Apenas de vez em quando são abertas as janelas, e quando isso acontece, o faz um criado, o qual, então, se inclina também sôbre o parapeito para olhar para baixo um instantinho. São, pois, corredores onde não se pode ser surpreendido. Além do
mais não conheço esses criados; os que são ocupados permanentemente na parte de cima, dormem em outro lugar; não em meu quarto.
Uma vez, ao chegar à hospedaria, um hóspede ocupava já o meu posto de observação; não me atrevi a olhar diretamente para onde estava e quis voltarme na porta para sair em seguida. Mas o hóspede me chamou e, assim, então, percebi que era também um criado ao qual eu tinha visto alguma vez e em alguma parte, embora sem ter falado nunca com ele até aquele dia. — Por que
queres fugir? Senta-te aqui e bebe. Eu pago. Sentei-me, pois. perguntou-me algo, mas não pude responder-lhe; não compreendia sequer as perguntas. Pelo menos eu disse: — Talvez agora te aborreça o fato de ter-me convidado. Voume, pois. E quis erguer-me. Mas ele estendeu a mão por cima da mesa e me manteve em meu lugar. — Fica-te!, disse. Isto era somente um exame. Aquele
que não respondesse às perguntas está aprovado no exame.
 
 
 

Formulário para passaporte

Formulário para passaporte
Governo federal

Pesquisar este blog

Hospital Ophir Loyola

Hospital Ophir Loyola
Belém/ Pará / Brasil

Comentários

Polícia federal

Polícia federal
Retirada de passaporte

Cadastro único

Cadastro único
Clique na agem

Translate

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Faça sua poupança da Caixa e deposite 10 reais por dia, se não puder no outro dia só 10 reais, sempre!

Novidade no mercado brasileiro.

Novidade no mercado brasileiro.
Construção à seco

CONJUGADOR DE VERBOS

CONJUGADOR DE VERBOS
clique com o botão direito e abra uma nova aba ou janela.

Livro publicado

Livro publicado
Livro infantil.

Polícia civil do Pará

Polícia civil do Pará
Agendamento identidade ,- RG

Calculo de correção monetária - Brasil

Calculo de correção monetária - Brasil
Calculo trabalhista

OAB /PA

OAB /PA
Ética e regulamento norteiam

XI congresso de direito covil

XI congresso de direito covil
17 e 18 novembro 2023

Solicite sua Carteira de Estudante: UNE

Solicite sua Carteira de Estudante: UNE
acesse

Teste sua inteligência em Literatura...

Teste sua inteligência em Literatura...
Graudez

Dicionário On-Line

Dicionário On-Line
UOL

BIBLIOTECA DE PERIÓDICOS

BIBLIOTECA DE PERIÓDICOS
clique na imagem

Universidade da Amazônia

Universidade da Amazônia
Sua opição de ensino superior de qualidade na Amazônia - Brasil

Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting

Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting
Bem-vindo

Livros e diversos gratís

encontro

Caminhando pensei em minha esposa que mesmo tendo lhe agraciado com tudo do mundo. Ela me responderia: - Tem mais alguma coisa, além disso.

LUZ: planilhas empresariais

LUZ: planilhas empresariais
Obtenha sua planilha.

Providence

Providence
Providence Alaska Medical Center

PROJETO NITRO DE LUZ

PROJETO NITRO DE LUZ
Saia do escuro. Saiba mais. Clique na imagem

Universidade do Estado do Pará - UEPA

Universidade do Estado do Pará - UEPA
Rua do Una, nº 156 - Belém - Pará - Brasil - 66.050-540 - Telégrafo

SOS PLANETA

SOS PLANETA
Doe e contribua com o preservar do planeta

Lin Trab eventos

Lin Trab eventos
Programação 2018; Linguística; confira clique na imagem

Leia um Livro é bom!!!!

Leia um Livro é bom!!!!
Livro do Dr. e Escritor Raul Luiz Ferraz Filho, Belém, Pará, Brasil

Surfando Fortaleza

Surfando Fortaleza
Divulgação: Conjunto habitacional temático: lotes a venda

Lei da Arbitragem comentada

Lei da Arbitragem comentada
saiba mais como resolver seu litígio de forma simples e segura

RADAR DA OFICIAL

RADAR DA OFICIAL
DIÁRIO OFICIAL DO BRASIL, clique na imagem

Exposição Leonardo da Vinci

Exposição Leonardo da Vinci
Pelo estado de São Paulo, Brasil

Mei

Mei
Cadastro de CNPJ individual

Parabéns Academia Brasileira de Letras

Parabéns Academia Brasileira de Letras
Pelos 125 anos de muita sabiência.

Cruz vermelha

Cruz vermelha
Cruz vermelha da Pará

Ulbra -

Ulbra -
Parabéns pelos seus 40. Anos. Votos de continuidade na formação jurídica do Brasil..

Índia

Índia
Raquel Quaresma

Alska Nativa Medical Center

Alska Nativa Medical Center
Referência no tratamento de hemangioma