
Programação do congresso “Benedito Nunes, pensador brasileiro”
Realização: CCFC - Centro de Cultura e Formação Cristã
Coordenação: Victor Sales Pinheiro
Patrocinadores:
UNAMA
CCBEU
SEMEC
SALES PINHEIRO ADVOCACIA
HOTEL HILTON
RESTAURANTE MANJAR DAS GARÇAS
COLÉGIO ELITE
Local: Auditório David Muffarej da UNAMA – Universidade da Amazônia (Alcindo Cacela, 287 – Belém, PA. Acesso pela galeria de arte)
Datas: 25, 26 e 27 de novembro (quarta, quinta e sexta)
Horário: 15:00 às 18:15 (cursos); 19:00 às 21:45 (palestras e lançamentos)
Entrada franca. Não há inscrição. Serão conferidos certificados aos participantes que os requererem.
Informações: CCFC (www.ccfc.com.br – Tel. (91) 4009-1550) / Victor Sales Pinheiro (vvspinheiro@yahoo.com.br)
25 de Novembro, quarta-feira
- 15:00 às 16:30 – Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes", com Jucimara Tarricone (Estácio, SP)
Aula 1: O intérprete hermenêutico: fundamentos do método crítico
- 16:45 às 18:15 – Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes", com Marco Antonio Casanova (UERJ)
Aula 1: A caminho de Ser e tempo: fenomenologia e dasein
- 18:15 – Lançamento do livro Pensamento poético – homenagem a Benedito Nunes (Organizadores Victor Sales Pinheiro e Luiz Costa Lima. Editora Azougue)
Sessão de palestras I: Benedito Nunes e a prosa moderna brasileira: Guimarães Rosa e Clarice Lispector.
- 19:00 às 20:15 – Palestra de Silvio Holanda (UFPA)
“Guimarães Rosa e Benedito Nunes em clave hermenêutica”
- 20:30 às 21:45 – Palestra de Nádia Gotlib (USP)
“Perto de Clarice Lispector – o leitor Benedito Nunes”
26 de Novembro, quinta-feira
- 15:00 às 16:30 – Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes", com Jucimara Tarricone (Estácio, SP)
Aula 2: O diálogo crítico: historiografia literária e crítica nacional
- 16:45 às 18:15 – Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes", com Marco Antonio Casanova (UERJ)
Aula 2: Do ser ao tempo: angústia, liberdade, cuidado, temporalidade e historicidade
- 18:15 – Lançamento da Revista Asas da Palavra n. 25 – edição comemorativa a Benedito Nunes (Organizadores Victor Sales Pinheiro e Célia Jacob. Editora UNAMA)
Sessão de palestras II: Benedito Nunes, leitor de poetas brasileiros: João Cabral de Melo Neto e Mário Faustino
- 19:00 às 20:15 – Palestra de Adalberto Müller (UFF)
“João Cabral e Benedito Nunes: um diálogo entre poesia e crítica”
- 20:30 às 21:45 – Palestra de Lilia Chaves (UFPA)
“Benedito Nunes e Mário Faustino: o filósofo e o poeta”
27 de Novembro, sexta-feira
- 15:00 às 16:30 – Curso de teoria literária "A crítica de Benedito Nunes", com Jucimara Tarricone (Estácio, SP)
Aula 3: A construção da linguagem crítica: o conceitual e o metafórico
- 16:45 às 18:15 – Curso de filosofia “Passagem para o poético: filosofia e poesia em Heidegger, de Benedito Nunes", com Marco Antonio Casanova (UERJ)
Aula 3: Do tempo ao ser: a essência da verdade, niilismo, poesia e pensamento.
Sessão de palestras III: O pensamento filosófico de Benedito Nunes.
- 19:00 às 20:00– Palestra de Marco Antonio Casanova (UERJ)
“Poesia e pensamento entre Martin Heidegger e Benedito Nunes”
- 20:00 às 21:00 – Conferência magna de Benedito Nunes (UFPA)
“Meu Caminho na crítica”
21:00 – Coquetel de encerramento, lançamento do livro O dorso do tigre, de Benedito Nunes (3ª edição. Editora 34)
Apresentação:
No mês em que se comemoram os 80 anos do filósofo Benedito Nunes, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, este congresso visa apresentar e debater a sua obra, tanto no âmbito da crítica literária quanto no da reflexão filosófica, dado que a melhor maneira de se homenagear um pensador é o estudo das suas idéias. Professores de diversas procedências, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém, são convidados a pensar o fecundo legado do grande crítico paraense.
Três objetivos centrais inspiram a realização deste evento:
1) Provocar o debate em torno da obra de Benedito Nunes, explorando-lhe a densidade intelectual e localizando-a no contexto da cultura letrada brasileira. Este objetivo é almejado, sobretudo, nas cinco palestras do evento.
2) Apresentar criticamente a obra de Benedito Nunes, relacionando as diversas temáticas que aborda e, principalmente, demonstrando de que modo promoveu a aproximação da literatura e filosofia. Este escopo motiva, principalmente, os dois cursos do congresso.
3) Entender como o próprio Benedito Nunes avalia a sua trajetória intelectual, a dimensão de sua obra e a maneira como a desenvolveu.
Três importantes lançamentos marcam o congresso: o livro em homenagem a Benedito Nunes, O pensamento poético, que reúne uma parcela bastante representativa da intelectualidade brasileira, da crítica literária e da reflexão filosófica, contando com mais de cinqüenta autores, dentre os quais os palestrantes do evento; a edição especial da revista Asas da Palavras, do departamento de letras da UNAMA, dedicada a Benedito Nunes; e a terceira edição de um dos livros clássicos do nosso ensaísmo nacional, O dorso do tigre, de Benedito Nunes.
Sobre os palestrantes:
Jucimara Tarricone é professora de letras na Faculdade Estácio, de São Paulo. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP (Universidade de São Paulo), com a tese “Hermenêutica e crítica: o pensamento de Benedito Nunes”, a ser publicada pela EDUSP.
Marco Antonio Casanova é professor de filosofia UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Doutor em filosofia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Notabilizou-se pelos diversos estudos e traduções de Heidegger e Nietzsche.
Silvio Holanda é professor de letras da UFPA (Universidade Federal do Pará), onde coordena o curso de mestrado. Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Estudos Românicos pela Universidade de Lisboa.
Nádia Gotlib é livre-docente da USP (Universidade de São Paulo). Autora, dentre outros livros, de Clarice: Uma Vida que se Conta (Ática, 1995) e Clarice – Fotobiografia (IMESP, 2009).
Adalberto Müller (UFF) é professor de letras na UFF (Universidade Federal Fluminense). Doutor em Letras pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutor na Universidade de Münster, na Alemanha. É professor visitante de Cinema da Université Lumière, em Lyon, na França. Tradutor e ensaísta, organizou e prefaciou João Cabral: a máquina do poema (Ed.UNB, 2007), de Benedito Nunes.
Lilia Chaves é professora de letras da UFPA (Universidade Federal do Pará). Doutora em Estudos Literários pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Autora de Mário Faustino: uma biografia (Secult/Iap/Apl, 2004).
Benedito Nunes é professor emérito da UFPA (Universidade Federal do Pará). Autor de numerosos livros, dentre os quais Introdução à filosofia da arte, Oswald Canibal, O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector, Passagem para o poético – poesia e filosofia em Heidegger, No tempo do niilismo e outros ensaios e Crivo de Papel. Em 1987, recebeu o Prêmio Jabuti de estudos literários.
Público:
O evento destina-se a todos os interessados na cultura brasileira, sua literatura, história e intelectualidade, aos estudiosos e apreciadores de literatura, filosofia e ciências humanas em geral, juristas, sociólogos, historiadores, jornalistas, publicitários e artistas. Com entrada franca.