O SENTIDO DO TEXTO
O leitor que pretende apoderar-se do alicerce semântico de um texto precisa, em primeiro lugar, saber identificar as palavras-chave que representam as idéias a partir das quais esse texto foi construído: em seguida ir reconhecendo, passo a passo, os processos que permitiram ao Autor expandir essas palavras. Esse procedimento permite ao leitor depreender as relações existentes coerência e da coesão, importantes fatores de textualidade.
Para que um texto mantenha a unidade de sentido, faz-se necessário um elo conceitual entre seus diversos segmentos, isto é, devem estar presentes as relações internas responsáveis pelo estabelecimento da coerência. Os substantivos e os verbos, por exemplo, devem estar interligados não apenas para acrescentar informações, mas também para alicerçar o sentido do texto.
Uma palavra isolada remete a um conceito isolado, por isso nenhuma palavra pode no texto fazer parte do todo, para que possa formar uma cadeia com as outras que a antecedem ou que a sucedem. Interligadas, as palavras devem trabalhar a favor da unidade de sentido. Um texto resulta incoerente quando as palavras surgem “do nada” (falta de coerência) ou quando há falhas na continuidade de suas partes (falta de coesão).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
-
Neste ensaio devo esclarecer que a análise do conto, de Danton Travisan, “Uma vela para Dário”, será feita pelo víeis da psicologia, mas esp...
-
O vestibulando deve compreender que o texto em prosa discursivo dissertativo tem origem do gênero grego-romano Retórico ou Eloquente e seu e...
Translate
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Livro publicado

Livro infantil.
encontro
Caminhando pensei em minha esposa que mesmo tendo lhe agraciado com tudo do mundo. Ela me responderia: - Tem mais alguma coisa, além disso.
Universidade do Estado do Pará - UEPA
Índia

Raquel Quaresma
Nenhum comentário:
Postar um comentário