Num primeiro momento, compreendamos o papel importante para a leitura. O aparelho articulatório ativo e responsável por possibilitar a entonação do som da fala. Esses sons são articulados em dois grupos: os das consoantes (b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, z, w, y) e o das vogais (a, e, i, o, u) e combinam-se de forma a formar sílabas simples ou complexas(truncadas).
No português brasileiro, as formas simples partem da união entre consoante(C) e uma vogal(a), nessa respesctiva ordem, ou de apenas uma vogal, no entanto, nunca uma consoante sozinha.
C + V
Já de forma complexa a sílaba possui uma estrutura em que conhecemos pela gramática como encontro consonantal e vocálico ou digrafo consonantal e vocálico. E sua separação em sílaba depende de critérios devidamentes padronizados, que correspondem o ato de leitura.
O conhecimento desse sistema possibilita você aluno uma leitura compreensivel do texto. Todavia nota-se ser esse o primeiro passo para a leitura, pois dar-se-á ritmo e cadência ao ato da leitura padrão. Observa-se que a leitura por palavras não é recomendada.