No início do ano nos vimos o verbos e entendemos que ele possui uma certa estrutura que é:
Radical + terminação
Em que o radical e o sentido, ou seja, o significado do verbo. E a terminação que é responsável em apresentar ou mesmo nos localizar no tempo, no modo e na pessoa do verbo, essa terminação ela pode ser em –ar, em er, ou em -ir. Podendo ele ser de forma regular ou irregular.
A forma regular segue um modelo padrão a forma irregular cada verbo possui uma forma própria e são os irregulares a minoria dos verbos, mas de uma importancia salutar tanto para a fala cmo para a escrita. (haver, ser, etc)
Lembremos que o verbo é responsável em transmitir a ação ou estado de um substantivo ou sujeito da frase, e períodos simples ou compostos. O verbo é quem possibilitará a vida do substantivo comum ou próprio, concreto ou abstrato, simples ou composto, por exemplo: cadeira seja concertada, caneta acabe, de uma pessoa ande, assim por diante.
Vejamos também que essa ação ou estado pode ser localizada num espaço e tempo sendo ele no passado, presente ou no futuro, dependo do que se quer dizer, ou seja o que se quer transmitir a uma locutor.
