Definir como “ciência que estuda
a linguagem com métodos próprios”, a Lingüística moderna visa, como objetivo
principal, à construção de uma teoria geral capaz de descrever todas as
línguas. Para os lingüistas, tal construção deve superar os limites da
gramática tradicional, pois esta, baseada nos estudos do indo-europeu,
desconsidera numerosas línguas, nitidamente diferentes dos dois idiomas
clássicos, sob os mais diversos ângulos.(pgVI)
“os lingüistas conferem primazia
à língua falada, e justificam essa posição com argumento de que as línguas só
passaram a ser escritas muitos séculos depois de faladas: além desse argumento,
apontam para o fato de que a criança primeiro fala, depois escreve. Não
esqueçamos da Lingüística Textual”
“Deve-se ressaltar ainda que, considerando-se
o vocabulário de carta língua como reflexo das atividades e dos interesses de
determinada sociedade, torna-se carente de sentido afirmar que uma certa língua
possui vocabulário mais rico do que uma outra qualquer. Nesse sentido, os
lingüistas mostram como, seja qual for a língua em questão, seu vocabulário é
rico o suficiente para exprimir. As distinções consideradas importantes pela
sociedade que a utiliza.” (pg VI)
Curso de Lingüística Geral, uma
nova perspectiva: “Nela, Saussure antecipa
o conceito de “estrutura”(sistema), que viria a ser um dos conceitos
fundamental do ponto de vista metodológico, para o desenvolvimento da
Lingüística.” (pgVII)
“O objetivo da Lingüística,
então, passa a ser o estudo da língua enquanto sistema, e não da fala. Nesse sentido, Saussure propõe que a
pesquisa lingüística seja descritiva ou sincrônica,
não evolutiva ou diacrônica.”
Dicotomia Saussureana:
Definição
·
Língua: um sistema cujo termos são todos
solidários e em que o valor de um não resulta senão da presença simultânea dos
outros
·
Fala: o ato concreto e individual de
comunicar-se
Pesquisa linguíntica
·
Sincrônia: estuda a constituição da língua seus
sons, suas palavras sua gramática, suas regras etc, num dado momento
·
Diacrônia: (ou evolução ou história), que estuda
as transformações produzidas na língua através do tempo.
signo lingüístico
·
Significante:
imagem acústica de sua fase fônica
·
Significado:
o conceito, a classe de realidade não lingüística
Obs: o signo tem caráter
arbitrário, pois não existiria nenhum elo específico entre significante e
significado.
Grupos associativos:
·
Eixo paradigmático(in absentia): cada elemento
lingüístico provoca imagens de outros elementos, tanto na pessoa que fala,
quanto da que ouve.
·
Eixo sintagmático(in praesentia): consiste nos
sintagmas
A Semiologia cujo objeto séria:
“A VIDA DOS SIGNOS NO SEIO DA VIDA
SOCIAL” (pg. VIII)
O NASCIMENTO DA FONOLOGIA
Problema enfrentado pela Escola
de Fonológica de Praga.
-“na língua não existem senão
diferenças, Saussure não chegou a assimalar nitidamente a distinção entre
imagem acústica dos sons (a qual não é a somo limitada de elementos distintivos)
e a substância material dos sons, com sua infinidade de movimento
muscular.”(pg. XI)
Principal representante da Escola
Fonológica de Praga
-Roman Jakobson, nascido em 1896, em Moscou
Integrou o Círculo Lingüístico de
Moscou, 1915, que seguiam as idéias do
Formalismo Russo. Esse movimento colocava como primeira tarefa da crítica a
análise das formas literárias, das mais simples (recorrências fônicas, por
exemplo) às mais complexas (gêneros literários). Para os formalistas russos, o
importante são os procedimentos (procedes, do francês) e não o conteúdo
psicológico ou filosófico das obras. “O procedimento, eis o único herói da
literatura” era a palavra de ordem para Jakobson”(pg. X)
Tese Proposição 22, apresentada em
1928, no Congresso Internacional de
Lingüística, realizado em Haia, por Jakobson, Nicolas Serivitch e Karcevki.
Marcando o nascimento da nova disciplina, a FONOLOGIA.(pg. X)
Obras de Jakobson,
·
Notas sobre a evolução do Russo Comparada à das
outras Línguas Eslava
·
Princípios de Fonologia Histórica
·
Sobre a Teoria das Afinidades Fonológicas entre
as Línguas
·
O Desenvolvimento Fonológico da Linguagem
Infantil
·
Coerências Correspondentes nas Línguas do Mundo
SOM e SIGNIFICADO
Lingüista polonês Jan Niecislaw Baudouin
(1845-1929)
-inventor do termo FONEMA.
Mas foi somente com Jakobson que
se chegou, por exemplo, a afastar o conceito de indivisibilidade unitária do
mesmo. Antes dele, esse fato era admitido de tal modo que, na definição do
termo incluía-se a não suscetibilidade de dissociação como característica do
fonema. (pg. X)
Conceito de fonema
·
Jakobson e Leonard Bloomfield, afirmam que o
fonema é um feixe de traços distintivos e começou a operar diretamente com
esses traços.
Fonema para Jakobson: princípios
dicotômicos:
1.
não apresenta “um significação próprio positiva”
2.
contribuir para diferenciar os elementos lexicais
significativos entre si, estabelecendo, desse modo, o contraste entre cada
palavra (na qual se encontra) e todas as outras que, em circunstâncias
análogas, encerram outro fonema.
3.
a característica de um som lingüístico como o fonema
depende de certos traços, cuja ausência ou presença o opõe, por sua vez, a
todos os demais da língua.Esses traços constituiriam as unidades mínimas e
indivisíveis
4.
estabeleceu os quadros dos traços fônicos de uma língua
e caracterizam os seus próprio fonemas.
5.
cada fonema e analisado pelo critério de presença e
ausência de um traço.Exemplo de pares de presença e ausência no português:
·
sonorização – não-sonorização (/b/:/p/ , /d/:/t/
, /z/ : /s/ , etc)
·
oclusão – não-oclusão (/p/ : /f/ , /b/ : /v/ ,
/t/ : /s/ , /d/ : /z/ , etc)
·
palatização – não-palatização (/x/ : /s/ , /lh/
: /l/ , etc)
Evidencia assim, o caráter
binário do traço distintivo – caráter esse que marcará (ou não), segundo sua
presença (ou ausência), cada um dos termos que participam das diversas
oposições fonológicas, de tal modo que, ao termo caracterizado pela presença da
marca, Jakobson denominou “termo marcado”, e aquele caracterizado pela
ausência, “termo não marcado”.
O binarismo do traço, porém, não
se limita segundo Jakobson, à fonologia; a oposição “marcado”/ “não marcado”
surge também em morfologia, em sintaxe, em semântica, e, inclusive, nos estudos
sobre os distúrbios característicos da afasia (perda da palavra falada). (pg.
XIII)
AFASIA para Jakobson
“desdobra –se em dois tipos de distúrbios referentes a dois tipos de anomalias da
linguagem.
- proveniente da deterioração capacidade de
seleção das unidades lingüísticas pertencentes ao sistema, foi denominado
distúrbio paradigmático
- diz respeito à determinação do poder de combinar
tais unidades na cadeia lingüística, chamado de distúrbio sintagmático.
Níveis
do processo de comunicação no distúrbio:
·
articulatório
·
acústico
·
nervoso
·
perceptivo
Outra
teoria de Jakobson
TEORIA
DA INFORMAÇÃO
“ O
binarismo facilita o trabalho do de emissão e recepção dos locutores e
ouvintes, permitindo que, em sua operação cotidianas codificação e
decodificação, obtivessem situações vantajosas de escolha binária, graças ao
recursos informacionais.”
Modelo
para a transmissão de comunicação:
(pg.
XIV)
Emissor canal de transmissão Receptor
Mensagem(código)
*Código: tem a finalidade de transmitir um dado relativo à
experiência do emissor a respeito do mundo, ou seja, um referente.
A partir daí, Jakobson deduziu que a linguagem apresenta
seis funções, cada uma das quais, especificamente orientada a partir de um dos
componentes do modelo.
- Função Referencial (representativa ou denonativa): quando a comunicação se centraliza essencialmente no referente.
EX: a Lua é um satélite da Terra.
- Função Expressiva ou Emotiva: quando visa à atitude do emissor em si diante de sua mensagem.
EX: Eu te amo.
- Função Conativa: quando visa o receptor, para agir sobre ele.
EX: Não deixe de assistir à aula.
- Função Fática: quando a mensagem contém elementos que procuram verificar o bom funcionamento do canal ou a atenção do receptor.
EX: Está ouvindo o que estou
dizendo(PERGUNTA)
- Função Metalinguagem: quando a mensagem é utilizada para explicar o código.
EX: Chover é verbo defectivo.
- Função Poética: quando a mensagem visa, centralmente, à elaboração de sua própria forma.
EX: Já não queria a maternal
adoração/ que afinal nos exaure e resplandece em pânico.
UMA TEORIA DEDUTIVA(pg. XV)
-Hjelmslev
“Análise do texto é o fim
primeiro da Teoria Lingüística, importa determinar as relações entre as partes
e o todo.”(pg. XVIII)
Função(não chega a se identificar
com o termo na matemática)
“Função é uma relação entre dois termos, podendo ser:
·
uma interdependência
é uma função entre duas constantes,
·
uma determinação
é uma função entre uma constante e uma variável,
·
uma constelação
é uma função entre duas variáveis.
Divisão de sua análise do texto em
dois planos: plano da expressão e plano do conteúdo
“Esse desbobramento de planos tem
como ponto de partida a dicotomia significante / significado, que constitui o
signo”.
“Pra Hjelmslev, o signo é, ao
mesmo tempo, o signo de uma substância de conteúdo e o signo de uma substância
de expressão”.
“Por outro lado, Hjelmslev
considera que o signo é formado por um número limitado de não-signos, aos quais
chamara “figura”.
Ele entende a Lingüística como uma
espécie de álgebra(Glossemática). (pg. XVIII)
FICHAMENTO: COLEÇÃO OS
PENSADORES, Saussure, Jakobson, Hjelmslev, Chomsky, tradução Carlos Vogt, 2
edição, abril Cultural, 1978
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