quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
CRASE 1: EMPREGO DA CRASE
Crase é palavra de origem grega e significa "mistura", "fusão" ou “contração”. O emprego da crase constitui hábito excelente, pois facilita sobremodo a compreensão da frase, evitando, por exemplo, que o objeto indireto seja confundido com o direto, ou que o complemento verbal seja confundido com o sujeito, etc.
Apenas se consegue ver a diferença entre os sentidos das duas frases abaixo em virtude da crase:
Em certas circunstâncias a crase vai apenas dar mais clareza à expressão, embora, para muitos, seja discutível a razão de seu emprego. Ex:
NOTA: Se antes do substantivo prazo não se empregou ao (combinação da preposição a com o artigo o, parece lógico, a uma análise superficial, fazer o mesmo antes da palavra vista, quer dizer, empregar a preposição a desacompanhada de artigo. No entanto, para efeito de maior clareza, é preferível usar a crase. Assim, a expressão “à vista” é imediatamente tomada como adjunto adverbial (de modo), sem nenhum esforço por parte do leitor.
Mas, se o substantivo que figura como núcleo da expressão, iniciada pela preposição a deve ser tomada num sentido indeterminado, a crase é condenável. Ex:
NOTA: “... a informação” = “... a uma informação qualquer, não determinada”. O a que precede o substantivo informação é preposição simples, e não preposição combinada com artigo.
Empregando-se informação no plural, continua sendo usado a, e não às, o que prova que o artigo, em tal circunstância, não deve existir: Ex:
: “Não dê ouvidos a informações desacompanhadas de provas convincentes”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
-
Neste ensaio devo esclarecer que a análise do conto, de Danton Travisan, “Uma vela para Dário”, será feita pelo víeis da psicologia, mas esp...
-
O vestibulando deve compreender que o texto em prosa discursivo dissertativo tem origem do gênero grego-romano Retórico ou Eloquente e seu e...
Translate
Livro publicado
encontro
Caminhando pensei em minha esposa que mesmo tendo lhe agraciado com tudo do mundo. Ela me responderia: - Tem mais alguma coisa, além disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário