Curso preparatório on line

Curso preparatório on line
Divulgação

Tv globo grátis

Tv globo grátis
Clique na imagem e cadastre-se

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

TEORIA DA LINGUAGEM: José G. Herculano de Carvalho

TEORIA DA LINGUAGEM

O presente texto versa sobre algumas características e princípios teóricos da Teoria da Linguagem encontrados na obra de José G. Herculano de Carvalho, Teoria da Linguagem: Natureza do Fenômeno Lingüístico e a Análise das Línguas. No seu início a obra monstra-nós a natureza essencial da linguagem, em que o autor afirma ser essa natureza “uma actividade, um agir livre e finalístico, realizado pelos homens enquanto seres pensantes e enquanto membros e criadores da sociedade”(CARVALHO, pg.222). A língua para Carvalho será vista como uma atividade um fenômeno temporal, porque ao tempo a linguagem. Ela a linguagem ocorre num número de atos que denominou "actos de fala", "actos verbais", "actos linguísticos". O ato linguístico de um individuo falante e determinado por dois silêncios, o que precede seu início e o que marca sua conclusão. O ato de fala se dará entre um emissor e um receptor ou mais sujeitos que dialógam entre si. O ato verbal está presente nos dois primeiros actos e os diferencia, pois o primeiro será um ato verbal simples e o segundo um ato verbal composto, compreendendo este, como a totalidade dos atos simples realizados entre os indivíduos do diálogo.

Nesse primeiro momento, vemos a simplicidade com que trata o ato linguístico, enfatizando o acto verbal, pois para Carvalho a linguagem é uma atividade produtiva, valendo-se, do linguista Wilhelmvon Humboldt, que afirma ser a linguagem “não é uma obra. mas uma atividade”. Assim a linguagem não consiste na obra, e sim no agir que a produz.

Nessa atividade da linguagem devemos distinguir duas ordens de obras ou produtos: de um lado, um produto interno, do outro um produto externo. O primeiro é o conhecimento, o segundo é aquilo em que o conhecimento se manifesta, ou seja, o acto de fala que será fruto da soma dos significantes menores que se dispõem numa cadeia, que constituem o significado e que correspondem ao todo significante. A este objeto sonoro que é manifestado exteriormente do conhecimento, damos o nome de texto. Então, compreendemos que serão os textos o objeto imediato da observação e da análise Lingüística, ou mesmo, para toda a observação cientifica.

Vejamos agora outra distinção, que o autor faz em sua obra, e que deve ser especificada: a distinção entre texto propriamente dito e texto escrito.

“O texto propriamente dito ou em sentido próprio é o produto imediato do acto de fala, quer ele seja materialmente explicitado, quer se conserve no interior da consciência do sujeito falante, sob a forma de um significante, traduzido ou, ao menos, sempre susceptível de se traduzir em , numa cadeia de vibrações físicas produzidas pelo do sujeito emissor e captáveis pelo ouvido; produto da relação ao qual o texto escrito é algo de secundário, enquanto constitui únicamente a sua fixação ou resentação gráfica.”(CARVALHO, pg. 229)
“O texto escrito é uma fixação gráfica, visual, do texto em sentido próprio.”(CARVALHO, pg. 231)


São três os elementos essenciais no ato de fala o emissor, o recptor e o texto. Tadavia nota-se que se o “receptor contar exclusivamente com o texto – ignorando não só o código que presidiu à sua elaboração, mas também o que sabe (ou deve saber) acerca do locutor dos seus actos comunicativos anteriores e da realidade extra-linguística a que ele agora se refere, e fechado ainda os olhos e os ouvidos ao mundo real circundante e ao que, no produtor, acompanha a produção do texto sem fazer parte deste (a expressão fisionómica, o gesto, a maior ou menor intensidade da voz e da sua altura tonal absoluta) -, ele será totalmente ou em larga medida incapaz de compreender o texto e de realizar portanto a sua parte essencial no ato iniciado do emissor.”CARVALHO, pg. 359)

Além, da propriedade basica do texto escrito como registro ou representação gráfico do processo verbal ou mesmo do texto próprio a partir de sinais convencionais. Outra é sua fundamental propriedade, a de que representa constitui geralmente um texto compósito, quer dizer, o produto, não de um único ato, mas de uma série maior ou menor, conforme os casos, de atos de fala sucessivos, que sucessivamente se corrigem, produzindo vários textos, que se sobrepõem, alterando-o, ao texto inicial.

SABER LÍNGÜÍSTICO

O saber linguístico do indivíduo se forma pela aprendizagem, que o indivíduo o adquire aprendendo, recebendo-o, numa série de actos conscientes e intencionais, de outros indivíduos, com os quais convive, com eles estabelecendo uma comunicação. Constitui-se pela propriedade não exterior mais interior que o sujeito falante da língua, ou seja o conhecimento.
Sendo necessário para o sujeito falante da língua para realizar essa atividade de produzir um texto primeiramente que saiba como realizá-la, que possua a capacidade de falar, isto é, que conheça o modo de agir no falar e para falar. Assim, ver-se que esse agir e um agir finalístico e social, exigindo do sujeito que a realiza um conhecimento consciente dos seus atos e um saber adequar efizcasmente os meios, os instrumentos, as formas de agir às finalidades que deliberadamente procura alcançar.

Logo, também a atividade linguistica pressupõe e exige, no sujeito que a executa, a existência de um saber específico correspondente, a que chamaremos saber linguistico, e que não devemos confundir nem com o saber do linguista, nem com o conhecimento acerca do mundo, que é adquirido e transmitido através da própria linguagem. Este é, pois meramente o saber do sujeito falante, que constitui o pressuposto indispensável dessa sua atividade que é a mesma linguagem.

As cinco características do saber específico do sujeito falante:

1) que ele constitui um saber aprendido, isto é, adquirido pelo processo histórico da aprendizagem
2) que ele é simultâneamente individual e inter-individual
3) que é inicialmente não refletido ou pré-reflexivo
4) que constitui uma técnica (saber técnico)
5) que é, finalmente, um saber sistemático

Em toda aquisição de saber, o sujeito que aprende não se limita a aceitar os dados objetivos que lhe transmitem, mas realiza sempre uma verdadeira criação, que essencialmente consiste em, a partir dos dados recebidos, chegam ao conhecimento de outros não recebidos: pode suceder que estes novos dados assim obtidos sejam já conhecidos sos restantes membros da comunidade a que o indivíduo pertence, mas pode ser que o não sejam, dando-se neste caso uma verdadeira inovação, pela qual esse indivíduo cria, deliberadamente ou não, algo de novo, que acrescente ao transmitido e que pode agora transmitir a outros. Em todas as espécies de saber há, pois sempre uma parte de fidelidade ao passado, - onde o saber adquirido se mantém idêntico ao dos ensinantes -, e uma parte de inovação, - onde aquele diverge deste -, sendo porém em cada uma dessas espécies muito variável a proporção entre uma e outra. O saber linguistico pertence à categoria, em que a inovação individual é mínima, -, por razões bem evidentes: a de se tratar de um saber regulador de uma atividade realizada em grupo, tradicionalmente aceites, o que exige dos seus membros a sujeição às regras socialmente fixadas e que são justamente as que lhes foram transmitidas por outros indivíduos que antes deles já realizavam a mesma actividade; e logo, por uma razão especificamente linguistica, porque só essa obediência tácita às do permite, como já salientamos, que se realize a finalidade essencial da linguagem, a inter-comunicação.
Texto será definido como a obra ou produto externo do acto de fala. O texto será tratado como um produto secundário, em que o conhecimeto e principal, visto que, será o texto o instrumento através do qual esse conhecimento se realiza e se transmite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário para passaporte

Formulário para passaporte
Governo federal

Pesquisar este blog

Hospital Ophir Loyola

Hospital Ophir Loyola
Belém/ Pará / Brasil

Civil e penal

Polícia federal

Polícia federal
Retirada de passaporte

Cadastro único

Cadastro único
Clique na agem

Translate

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Faça sua poupança da Caixa e deposite 10 reais por dia, se não puder no outro dia só 10 reais, sempre!

Novidade no mercado brasileiro.

Novidade no mercado brasileiro.
Construção à seco

CONJUGADOR DE VERBOS

CONJUGADOR DE VERBOS
clique com o botão direito e abra uma nova aba ou janela.

Livro publicado

Livro publicado
Livro infantil.

Polícia civil do Pará

Polícia civil do Pará
Agendamento identidade ,- RG

Calculo de correção monetária - Brasil

Calculo de correção monetária - Brasil
Calculo trabalhista

OAB /PA

OAB /PA
Ética e regulamento norteiam

XI congresso de direito covil

XI congresso de direito covil
17 e 18 novembro 2023

Solicite sua Carteira de Estudante: UNE

Solicite sua Carteira de Estudante: UNE
acesse

Teste sua inteligência em Literatura...

Teste sua inteligência em Literatura...
Graudez

Dicionário On-Line

Dicionário On-Line
UOL

BIBLIOTECA DE PERIÓDICOS

BIBLIOTECA DE PERIÓDICOS
clique na imagem

Universidade da Amazônia

Universidade da Amazônia
Sua opição de ensino superior de qualidade na Amazônia - Brasil

Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting

Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting
Bem-vindo

Livros e diversos gratís

encontro

Caminhando pensei em minha esposa que mesmo tendo lhe agraciado com tudo do mundo. Ela me responderia: - Tem mais alguma coisa, além disso.

LUZ: planilhas empresariais

LUZ: planilhas empresariais
Obtenha sua planilha.

Providence

Providence
Providence Alaska Medical Center

PROJETO NITRO DE LUZ

PROJETO NITRO DE LUZ
Saia do escuro. Saiba mais. Clique na imagem

Universidade do Estado do Pará - UEPA

Universidade do Estado do Pará - UEPA
Rua do Una, nº 156 - Belém - Pará - Brasil - 66.050-540 - Telégrafo

SOS PLANETA

SOS PLANETA
Doe e contribua com o preservar do planeta

Lin Trab eventos

Lin Trab eventos
Programação 2018; Linguística; confira clique na imagem

Leia um Livro é bom!!!!

Leia um Livro é bom!!!!
Livro do Dr. e Escritor Raul Luiz Ferraz Filho, Belém, Pará, Brasil

Surfando Fortaleza

Surfando Fortaleza
Divulgação: Conjunto habitacional temático: lotes a venda

Lei da Arbitragem comentada

Lei da Arbitragem comentada
saiba mais como resolver seu litígio de forma simples e segura

RADAR DA OFICIAL

RADAR DA OFICIAL
DIÁRIO OFICIAL DO BRASIL, clique na imagem

Exposição Leonardo da Vinci

Exposição Leonardo da Vinci
Pelo estado de São Paulo, Brasil

Mei

Mei
Cadastro de CNPJ individual

Parabéns Academia Brasileira de Letras

Parabéns Academia Brasileira de Letras
Pelos 125 anos de muita sabiência.

Cruz vermelha

Cruz vermelha
Cruz vermelha da Pará

Ulbra -

Ulbra -
Parabéns pelos seus 40. Anos. Votos de continuidade na formação jurídica do Brasil..

Índia

Índia
Raquel Quaresma

Alska Nativa Medical Center

Alska Nativa Medical Center
Referência no tratamento de hemangioma