NUTRIVENTURE

NUTRIVENTURE
Em busca dos sete Reinos

XIII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGACIA BRASILEIRA

XIII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGACIA BRASILEIRA
Pavilhão do Anhembi; de 27 a 30 de novembro de 2017, São Paulo, SP, Brasil

Jornais do mundo

Jornais do mundo
guia de mídia

ABRACRIM - lI ENCONTRO DA ADVOCACIA CRIMINAL PARAENSE

ABRACRIM - lI ENCONTRO DA ADVOCACIA CRIMINAL PARAENSE
Hotel Sagres - Avenida Governador José Malcher, nº 2927, São Brás, Belém - Pará, 09 e 10 de novembro de 2017

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

LEITURA OBRIGATÓRIA: Ingês de Sousa


Herculano Marcos Inglês de Sousa (Óbidos, 28 de dezembro de 1853 — Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1918) foi um professor, advogado, político, jornalista e escritor brasileiro, tido por alguns como introdutor do naturalismo na literatura brasileira e um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. Escreveu inicialmente com o pseudônimo Luiz Dolzani.

COSTUME AMAZÔNICO

O cotidiano amzônico não era somente a imiscuição na vida alheia. As obras de Inglês de Sousa permitem entrever um variado leque de práticas e interações sociais. A hospitalidade, por exemplo, era um valor enraizado na sociedade cacaueira do Amazonas (História de Pescador, Contos Amazônicos). Muito dessa hospitalidade também poderia-se atribuir ao próprio isolamento em que viviam os habitantes ribeirinhos. A população rural da Amazônia dispensava-se por longos e remotos trechos de florestas e rios, consequentemente - excetuando-se a passagem intermitente dos regatões (comêrcio feito por embarcações a partir da relação de troca de bens de consumo, entre o comerciante e o ribeirinho) - as visitas dos vizinhos ou a chegada de hóspedes ilustres, como padres, eram praticamente os únicos contatos que os sertanejos tinham com o mundo exterior, daí serem sempre bem recebidos (Contos Amazônicos, O Coronel Sangrado).

A população rarefeita e a descontiguidade das fazendas nos locais distantes das vilas também contribuíam para os relacionamentos sociais ficassem praticamente restritos aos moradores dos própios domícilios ou aos vizinhos mais próximos. Sendo assim, as festas os momentos em que os vizinhos tinham a chance de se encontrarem e de se divertirem num meio isolado e sem muitas opções de lazer.

As festas típicas na Amazônia tinha como principal atração a música e a dança, da qual todos participavam efusivamente. A animação ficava por conta de alguns poucos músicos instrumentistas que improvisavam uma pequena orquestra bem simples. As danças eram uma mistura deritms nacionais e estrangeiras: quadrilhas, lundu, chorado, catertê, polca e vasoviana...
(Rev. Asas da Palavra, Mauro Barretos, UFPA)

RESUMO

O conto "Acauã", de Inglês de Sousa, é narrado em terceira pessoa. O narrador conta a história fantástica ocorrida com a família do viúvo Capitão Jerônimo Ferreira e sua filha Aninha. Moradores da vila de S. João Batista, localizada no vale do Amazonas. A narrativa é cronológica e gradativa, em seu inícia Aninha possui dois anos de idade, quando seu pai sai para caçar e é acometido pelo passáro Acauã, quando tornou a si, vê uma canoa, onde encontra uma criança que adota e batiza com o nome de Vitória. Aninha aos quatorze anos era franzinha e pálida e Vitória alta, magra e forte(commúsculo de aço). Já, com dezesseis Aninha e pedida em casamento pelo coletor Ribeirinho, seu pai Jerônimo aceita o pedido apesar de sua filha não aceitar, dizia ele: "-Pois agora há de casar que o quero eu". No dia da celebração do casamento o insólito acontece: Vitória aparece na porta da sacristia metamorfoseada de medusa com língua de cobra, o que espanta a todos na Igreja, e faz Aninha cair nos degraus do autar, tendo convusões. Nesse momento e acolhida por seu pai que a tem nos braços, quando derepente ela dobrou os braços em forma de asas de pássaro e começou a gritar "-Acauã!", e por cima do telhado da Igreja ouve-se a resposta de seu grito "-Acauã." Assim todos compreenderam. Era o Acauã.
(Contos Amazônicos, "Acauã")

3 comentários:

  1. achei sensacional!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. achei bem enteresante.. era oque eu estava procurando obrigado ...

    ResponderExcluir
  3. é isso que eu queria... valeu!!

    ResponderExcluir

III SIMPÓSIO DE DIREITO

III SIMPÓSIO DE DIREITO
Preencha sua vida direto..., data: 31 agosto e 1 setembro de 2017, Belém, Pará, Brasil