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terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FICHAMENTO: A CONQUISTA DA FELICIDADE, RUSSELL Bertrand, tradução Breno Silveira, companhia editora nacional, São Paulo, 1966.

Bertrand Arthur William Russell, 3º Conde Russell OM FRS1 (Ravenscroft, País de Gales, 18 de Maio de 1872 — Penrhyndeudraeth, País de Gales, 2 de Fevereiro de 1970) foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram no século XX. Político liberal, activista e um popularizador da filosofia, Russell foi respeitado por inúmeras pessoas como uma espécie de profeta da vida racional e da criatividade. A sua postura em vários temas foi controversa.2 Russell nasceu em 1872, no auge do poderio económico e político do Reino Unido, e morreu em 1970, vítima de uma gripe, quando o império se tinha desmoronado e o seu poder drenado em duas guerras vitoriosas mas debilitantes. Até à sua morte, a sua voz deteve sempre autoridade moral, uma vez que ele foi um crítico influente das armas nucleares e da guerra estadunidense no Vietnã. Era inquieto.3 Recebeu o Nobel de Literatura de 1950, "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento".4 fonte: Wikipedia
CAUSAS DA INFELICIDADE CAPÍTULO III – Competição, pg . 40 a 48 Se se perguntar a qualquer homem nos Estados Unidos, ou a qualquer homem de negócios na Inglaterra, o que é que mais interfere com o gozo de sua existência, ele responderá: “A luta pela vida”. Dirá isso com toda a sinceridade; acreditará nisso. Em certo sentido muito importante – é profundamente falso. A luta pela vida é uma coisa que, de fato, ocorre. Poderá acontecer a qualquer um de nós, se formos infortunados. Ocorreu, por exemplo, a Falk, herói de Conrad, que se encontrou num navio abandonado em alto-mar, sendo ele um dos dois homens, entre a tripulação, que possuíam armas de fogo, sem nada para comer senão os outros homens. Quando os dois homens acabaram de comer as refeições a respeito das quais puderam chagar a um acordo, começou uma verdadeira luta pela vida. Falk venceu, mas, desde então, se tornou para sempre vegetariano. Mas não é a isso que o homem de negocio se refere, quando fala de “luta pela vida”. É uma frase inexata de que ele se vale a fim de dar certo ar de dignidade a uma coisa essencialmente trivial. Perguntem-lhe quantos homens ele conheceu, pertencentes à sua classe, que morreram de fome. Perguntem-lhe o que aconteceu a seus amigos após terem ficado arruinados. Toda a gente sabe que um homem de negócios que se acha em situação muito melhor, quanto ao que se arruinou se acha em situação muito melhor, quanto ao que diz respeito a conforrtos materiais, do que o homem que nunca foi suficientemente rico para ter a oportunidade de ficar arruinado. O que as pessoas querem dizer, pois se referem à luta pela vida, é, na realidade, “luta pelo sucesso”. O que as pessoas temem, quando se empenham em tal luta, não é deixar de brilhar mais do que os seus vizinhos “A vida do homem de trabalho... Jamais lhes ocorre que ele é uma vítima da ambição da família; mas isto, também, não é inteiramente verdadeiro, como aos olhos do observador europeu parecia ser o caso da viúva hindu que era cremada na pira do marido. Provavelmente, em nove dentre dez casos, a viúva era uma vítima voluntária, preparada para ser queimada para glória da religião que assim o ordenava. A religião e a glória do homem de negócios exigem que ele ganhe dinheiro”. “De minha parte, o que gostaria de obter com dinheiro , seria lazer, a apar da segurança. Mas o que o homem moderno típico deseja com ele é obter mais dinheiro, tendo em vista a ostentação, o esplendor, bem como superar aquêles que até então foram seus iguais.” “O dinheiro é aceito como uma medida de inteligência. O homem que conseguiu ganhar uma porção de dinheiro é tido como um indivíduo esperto; o homem que não o conseguiu não goza desse mesmo conceito”. “Também não nego que o dinheiro, até certo ponto, seja capaz de aumentar a felicidade.; além disso desse ponto, não creio que o consiga. O que afirmo é que o êxito pode ser apenas um ingrediente da felicidade, e que é comprado por preço excessivamente caro se, para obtê-lo, a gente tiver sacrificado todos os outros ingredientes.” “Ora, embora seja certa a existência no êxito, de um elemento competitivo, qualquer que seja a profissão a que um homem se dedique, a espécie de coisa que é respeitada não é apenas o êxito, mas a excelência, qualquer que seja ela, a que o êxito foi devido. Um cientista pode ou não ganhar dinheiro; mas, certamente, não é mais respeitado se o fizer do que se o não fizer”. “Quanto as profissões liberais os professores, são servos alugados de homens de negócios e, como tais, gozam de menor respeito do que o que se lhes confere aos países mais velhos”. “os meninos americanos. Costumava-se conceber a educação como sendo, em grande parte, um adestramento para fruição de certos prazeres.” No século dezoito, era uma das características do gentleman sentir, discriminadamente, prazer pela literatura, pela arte e pela pintura e pela música. Hoje e dia, podemos não concordar com tal gosto – mas, ao menos era um gosto verdadeiro. O rico de hoje costuma ser de um tipo inteiramente diferente. Não lê nunca. Se está formando uma galeria de arte, tendo em vista realçar sua fama, confia em especialistas, para que lhe escolham os quadros. O prazer que experimenta diante de suas telas, não deriva do prazer de olha-las, mas do prazer impedir que outro milionário as possua”. “O hábito da competição invade fàcilmente regiões a que não pertence. Tomemos, por exemplo, a questão da leitura. Há dois motivos para que se leia um livro: 1. que nos propicie prazer 2. que possamos vangloriar-nos de o ter lido” “A competição, considerada como a principal finalidade da vida, é demasiadamente feroz, demasiadamente tenaz, uma coisa de músculos demasiadamente retesos e de vontade demasiadamente tensa, para que constitua uma base possível para a vida durante mais de uma ou duas gerações, quando muito. Depois disso, deverá produzir fadiga nervosa, vários fenômenos de fuga, uma busca de prazeres tão tensa e difícil como o trabalho (já que o repouso se tornou impossível) e, no fim, o desaparecimento de tal raça, devido à esterilidade. Não somente o trabalho é envenenado pela filosofia da competição; também o lazer é igualmente envenenado. Qualquer espécie de prazer tranqüilo e restaurador dos nervos passou a ser considerado fastidiosa. Deverá haver uma aceleração contínua do ritmo da vida, cujo fim natural será o uso de drogas e o colapso. A cura está em admitir-se a parte de prazeres são e tranqüilos, num ideal de vida equilibrada. CAUSAS DA FELICIDADE (estudo descritivo, Capítulo X- É A FELICIDADE AINDA POSSÍVEL(PERGUNTA) pág 115 a126 Há duas espécie de felicidade, embora, naturalmente, haja graus intermediários. 1. Felicidade Natural (animal, coração): está ao alcance de todas as criaturas humanas. 2. Felicidade concebida (espiritual, intelecto): é encontrada apenas ao alcance daqueles que sabem ler e escrever. “Quando se considera a natureza humana à parte das circunstancias atuais, torna-se claro, que a condição dos pais é psicologicamente capaz de proporcionar a maior e a mais duradoura felicidade que a vida tem a ofereacer.”(pg. 157) “A psicologia dos religiosos e dos patriotas acha-se em situação dificíl”. “Tudo que resta ao estado fazer, portanto, é, procurar manter os pobres na ignorância, esfôrço êsse que, conforme mostram as estatísticas, tem sido singularmente mal sucedido, exceto nas regiões mais atrasadas dos países ocidentais”.(pg156) “Os obstáculos psiclógicos e sociais ao florecimento da afeição recíproca, constituem grave mal, do qual o mundo sempre sofreu e ainda sofre,. As criaturas humanas custam a conceder admiração, receosas de que ela mal aplicada; custam a conceder afeto, temerosos de que isso possa fazê-las sofrer, quer devido à pessoa a quem concedem, quer devido à opinião de um mundo que as censure”.(pg. 147) “A cautela é inculcada tanto em nome da moralidade como em nome de um conhecimento do mundo, resultando daí que não só a generosidade como o espírito aventuroso são só a generosidade como espírito aventuroso são desencorajados, quanto ao que diz respeito aos afetos. Tudo isso tende a produzir timidez e raiva contra a humanidade, pois muitas pessoas perdem, durante tôda a vida, uma coisa que constitui, realmente, uma necessidade fundamental e, em nove dentre cada dez casos, uma condição indispensável para uma atitude expansiva e feliz para com o mundo”. ”(idem) “Mas digo que as únicas relações sexuais que têm verdadeiro valor são aquelas em que não há reticências, e em que tôda a personalidade de duas criaturas se funde numa única personalidade. Dentre tôdas as formas de cautela no amor talvez seja a mais fatal à verdadeira felicidade”. (pg. 148) TRABALHO As espécies de trabalho podem ser classificados de acordo com uma HIERARUIA. Elementos que tornam um trabalho interessante: 1. O exercício da habilidade 2. O aeu caráter construtivo Todo homem que adquiriu certa habilidade incomum, gosta de exercitá-la até se transforme, para êle, numa coisa corriqueira, ou até o ponto em que não mais possa aperfeiçoá-la. INTERÊSSES PESSOAIS “Um cientista, por exemplo, tem de estar a par das pesquisas que se realizam em seu campo de atividades. Com respeito a tais pesquisas, seus sentimentos têm o calor e a animação causados por algo íntimamente ligado à sua carreira, mas se lê alguma coisa sôbre pesquisas relativas a uma outra ciência inteiramente diversa daquela a que se dedica, e pela qual não está profundamente interessado, êle as lê com espírito inteiramente diferente – com espírito não profissional, menos crítico, menos interessando. Mesmo que tenha de usar o cérebro a fim de seguir o que é dito, sua leitum repouso, pois não está ligada às suas responsabilidades. Se o livro o interessa, seu interêsse é impessoal, o que não se dá com os livros que tratam de assuntos de sua especilidade. Dos assuntos que ficam fora das atividades principais do homem é que desejo falar neste capitulo”.(pg. 175) INTERÊSSE IMPESSOAIS “Um dos defeitos da educação superior moderna é dedicar demasiada atenção à aquisição ao desenvolvimento do espírito e do coração mediante uma análise imparcial do mundo. Se eu tivesse o poder de organizar a educação superior como desejaria que ela fôsse, procuraria substituir as velhas religiões ortodoxas – as quais atraem uns poucos jovens e, dentre êstes, em geral, os menos inteligentes e mais obscurantistas – por algo que, talvez, dificilmente se pudesse chamar religião, pois que não passa de uma focalização da atenção sôbre fatos claramente constantados. Eu procuraria fazer com que os jovens tivessem uma percepção viva do passado, compreendendo, lúcidamente, que o futuro do homem, com toda probabilidade, será incomensuràvelmente mais logo do que o seu passado, profundamente consciente das minudências do planêta em que vivemos e do fato de que a vida, nese planêta, constitui apenas um incidente temporário; e, ao mesmo tempo, mediante tais fatos, que tendem a ressaltar a insignificânciando indivíduo, eu apresentaria um outro conjunto de fatos destinados a imprimir no espírito dos jovens a grandeza de que o indivíduo é capaz, bem como o reconhecimento de que coisa alguma, nas prfundidades dos espaços estelares”. Assim, terá de si próprio da vida e do mundo, uma visão tão verdadeira quanto o permitim as limitações humanas; percebendo a brevidade e a insignificância da vida humanas, compreenderá, ainda, que no espírito do homem, se concentra tudo o que de valor contém o universo que se conhece. “Entre as coisas que cosideram prejudiciais e degradantes, incluo o álcool e as drogas, que têm por objetivo destruir o pensamento, pelo menos durante algum tempo. O caminho certo não é procurar-se destruir o pensamento, mas encaminhar-lo para novos canais, ou menos, canais que se achem distante do infortúnio que nos assalta no momento”. ESFORÇO E RESIGNAÇÃO “Todo homem civilizado, ou mulher, tem, creio eu, uma idéia de si próprio, e aborrece-se quando acontece algo que parece estragar essa representação mental. A melhor cura para isso é ter-se não um único quadro mental de nossa pessoa, mas tôda uma galeria dêles, escolhendo-se aquêle que fôr apropriado para o incedente em questão... Não quero com isso disser que nos devêssemos ver sempre como palhaços numa comédia, pois aquêles que o fazem são ainda ainda mais irritadiços”.(pg. 190) Agora se esquecessemos de si mesmo e não representar papel algum isso é admiravel. O HOMEM FELIZ Escrevi neste livro como um hedonista, isto é, como uma criatura que considera a felicidade como sendo o único bem, mas os atos que se recomendam, do ponto de vista do hedonista, são, de modo geral, os mesmos recomendados pelo moralista sensato. O moralista, porém, tem demasiada tendência – embora isto não constitua, por certo , uma verdade geral – para dar mais importância ao ato do que ao estado de espírito. Os efeitos de um ato sobre o agente serão os mais diversos possíveis, segundo o seu estado de espírito no momento. O homem feliz é o homem que não sofre de nenhuma dessas falhas quanto à unidade – mesmo, nem voltada contra o mundo. Tal homem se sente cidadão do universo, desfrutando livremente do espetáculo que o mundo oferece e das alegrias que êste proporciona, indiferente à idéia da morte, pois que não se sente, realmente, separado daqueles que virão dêle. É nessa união profunda e instintiva com o fluxo da vida que se pode encontrar a maior alegria. (pg. 197) “A FELICIDADE E O PRIMEIRO BEM A CONQUISTAR; A BOA FAMA VEM EM SEGUNDO LUGAR” (BEVENISTE I, pg. 174)

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